.................................................
um pouco de paz

em torno da mesma mesa
depois de meses sem trocar palavra
coisa que envolvia uma só mulher
em nossos corações alterados
percebi que ainda éramos
os mesmos velhos amigos
de uma época em que escrevíamos
cartas com caneta-tinteiro
tempos com bares enfumaçados
e foi quando ele começou:
- nada melhor para selar a paz
do que umas boas doses de gim -
e não tocamos no assunto
ficamos entornando comédias
evaporando mágoas
e fazendo planos para um futuro
que nunca viria
dizendo que a vida era suja
e que odiávamos higienismo
proibições catequese palavras de ordem
e bom-mocismo
depois fomos embora
cada um na sua
como sempre acontece na noite
eu tenho comigo
que os amigos podem tudo
até mesmo morrer
foi ela quem me contou
aquela mesma mulher entre nós
me disse ao vivo
em torno de uma outra mesa
trinta anos depois
que ele ficara quieto e pesado
um pouco antes de ir
um cara que levitava
quando acendia um charuto
vivendo sem aquele sorriso
sem aquele jeito de quem desperta
apenas com um olhar
o desatento garçom
e com um aceno encomenda
mais uma dose de gim